domingo, 16 de janeiro de 2011

As chuvas e o aquecimento global.

Fenômenos naturais que devastam cidades é oque temos acompanhado atualmente nos jornais,somente no Rio de Janeiro até o momento são 631 mortos,é obvio que somos culpados por tudo isso.
Esses são os efeitos do aquecimento global,a poluição atmosférica,derretimento das geleiras nas calotas polares,o desmatamento são alguns dos motivos que fazem com que essas catástrofes aconteçam,já os cientistas garantem esses acontecimentos estão sim relacionados ao aquecimento global.

 Descubra agora algumas tentativas do mundo para amenizar os efeitos do aquecimento global.

Protocolo de Kyoto.
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Conferência de Bali 
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

Conferência de Copenhague - COP-15

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).  
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

E nós podemos fazer a nossa parte,economizando aguá,energia e optando por produtos ecologicamente corretos,são pequenos gestos que fazem a diferença,então faça a diferença.


Fonte:suapesquisa.com
Por:Bruno Cruz

0 comentários:

Postar um comentário